Reaberto no último dia 11 de junho, os 28 hectares do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, em Feira de Santana, passaram por revitalização para melhor atender a população com um ambiente ainda mais agradável, com lazer, áreas de esporte e recreação.
Uma grande novidade da reforma foi a Praça dos Bichos, espaço instagramável, entregue no dia 29 do mesmo mês, que traz belíssimas réplicas na fauna brasileira. Entretanto, apenas com nove dias de inaugurado, o lugar já está sofrendo com ação de vândalos.
Na manhã desta quinta-feira (11), a reportagem do Acorda Cidade foi conferir os mais de mil metros de pista revitalizados que servem para a prática de atividades físicas, assim como a reconstrução de outros espaços como o píer e a ponte.
Também foram reestruturados a drenagem do parque, a recuperação da vegetação, a reserva manancial, os famosos pedalinhos, a fachada, bancos, quiosques e alambrados.
Outra novidade é o espaço da academia, que Vânia Vieira, comerciante do bairro, já está utilizando de terça a domingo. “Amei e eles escolheram um lugar privilegiado, eles colocaram embaixo dos eucaliptos. Pense uma maravilha, você fazer uma caminhada e depois fazer uma atividade física? Eu chego 6h”, relatou.
Segundo Vânia, os equipamentos da academia era algo que a população do entorno sempre pedia e agora, foi concedido. A moradora nunca passou por nenhum tipo de violência, mas outras pessoas já apontaram a falta de segurança no local.
Segundo Agnaldo Santos, diversos espaços ficam vazios sem uma fiscalização de agentes de segurança, o que também pode facilitar as ações de vandalismos, assaltos e outros tipos de violência.
“Está ótimo, só está faltando segurança. Ainda não vi a Guarda Municipal aqui não. No parque lá de baixo mesmo você não vê ninguém”, explicou.
Desfrutando da natureza e do ambiente revitalizado, o Acorda Cidade encontrou Dona Lene realizando suas atividades. Ela confirmou que no fim de semana, o parque fica ainda mais bonito com a presença das crianças, adultos e da comunidade que vai aproveitar o espaço de lazer.
“É muita gente. As crianças vêm aqui de bicicleta, adultos. É um ambiente muito agradável. Eu venho todos os dias pela manhã”, disse a moradora.
Apesar das ações de vândalos informada pela Secretaria de Serviços Públicos, o qual danificaram as réplicas de animais de fibra de vidro, o relógio de sol e picharam alguns bancos, a reportagem encontrou o espaço organizado, limpo e sem maiores intervenções, como deve ficar.
“Eu achei uma maravilha principalmente para as crianças, dá para tirar foto e tudo mais, está uma maravilha mesmo. Eu vou trazer meu neto, domingo eu vou estar aqui”, disse Vânia.
Na praça você encontra corujas, cobras, sapo, veados, jacaré e uma iguana gigante. Alguns objetos danificados foram recolhidos para manutenção, como alguns pássaros.
“Seria bom que intensificasse mais a segurança. Se tivesse um guarda aqui seria bom. Principalmente dia de sábado, dia de domingo, seria melhor. Porque assim, a gente faz caminhada 5h30, assim que abre o parque, até às 7h. Depois, a gente não sabe mais o que pode acontecer”, acrescentou Vânia.
Ainda de acordo com ela, trancou a academia particular para aproveitar o ar livre, a natureza, o cheiro dos eucaliptos e ainda economizar. “Aqui eu estou limpando meu pulmão. Respiro saúde”.
Salatiel Ferreira Maciel estava aproveitando a pista de cooper, que fica ao lado da ciclovia. Ele também confirmou o quanto o espaço está maravilhoso. Todos os dias que pode desfrutar do espaço, ele vai se exercitar.
O Parque da Cidade fica aberto de terça-feira a domingo, localizado na Rua Salvador, no conjunto Feira Vll, bairro Tomba, em Feira de Santana.
O espaço segue com a finalização de algumas melhorias e manutenções diárias.
O Acorda Cidade irá solicitar um retorno da Guarda Municipal, quanto às reclamações dos moradores relacionados à falta de segurança no local.