Feira de Santana deu um passo significativo para a ampliação do ensino superior com a cerimônia de assinatura do Termo de Anuência e o início do processo de doação do terreno do antigo Serviço de Integração de Migrantes (SIM) para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O ato foi realizado nesta quinta-feira (15), na Prefeitura.
O espaço que será doado à instituição possui uma área de 50. 375 m² e está localizado na Avenida Centenário, nº 697, nas imediações da Lagoa Salgada. De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho esse núcleo pode dar origem à Universidade Federal de Feira.
“Com o centro de tecnologia e pesquisa já existente, nós vamos crescer muito rápido. Hoje, Feira dá um passo importante. Estivemos em Brasília, procuramos o relator do orçamento do próximo ano e pedimos para que fosse incluído na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2025 uma nova universidade na Bahia.Os passos foram dados, agora é trabalhar”, frisou o gestor municipal.
Na avaliação da reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, o momento é significativo, pois contribui para a expansão da universidade pública. “Nossa disposição é no sentido de agradecer a sociedade feirense, ao governo desta cidade e a esta cidade por confirmar e fortalecer esse propósito”, ressalta.
O professor e presidente do SIM, Josué Melo, destaca que a solenidade é uma ocasião histórica, que trará orgulho aos participantes. “Sinto que nós estamos aqui dando o primeiro passo. Agora, com este ato, podemos dizer que é uma vontade do município de Feira de Santana ter a sua universidade federal. Agora a ideia se torna forte. Vamos lutar juntos”, enfatizou.
Conforme o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, a assinatura do termo demonstra o reconhecimento da gestão pública em uma demanda tão almejada pela população local. “O que foi feito aqui, mostra um compromisso com a cidade, longe de qualquer pensamento político, mas pensando realmente no bem de Feira”, reforça.
Mín. 17° Máx. 31°